A Tomografia Computadorizada Volumétrica de Feixe Cônico é uma técnica revolucionária de obtenção de imagem que utiliza um feixe cônico de radiação (Cone Beam) associado a um receptor de imagens . Nesta técnica, o conjunto fonte de raios X e receptor de imagens gira 360º uma única vez em torno da região de interesse.

 

Durante este giro, múltiplas projeções em ângulos diferentes são obtidas são enviadas ao computador. Essas projeções contêm toda a informação necessária para compor a matriz da imagem em 3D. As imagens podem ser fornecidas em filmes, papel colorido e em CD (arquivos DICOM, JPG, PDF ou Dentalslice).

 

Por ser um tomógrafo dedicado exclusivamente para a área dento-maxilo-facial é possível observar pelas variações de tons de cinza (6 a14 bites dependendo do equipamento) os tecidos dentários que compõem o órgão dental, o espaço periodontal, a lâmina dura, a câmara pulpar, a cortical óssea compacta e a medular. Ou seja, a tecnologia trouxe muito mais detalhe em contraste e densidade (detalhamento).